sábado, 30 de agosto de 2008

TREM ÁFRICA


Falar de conflitos na África em pleno século XXI, deveria se tratar de algo que presente apenas nos livros de história, mas infelizmente os conflitos continuam causando milhares de mortes e grandes ondas de refugiados pelo planeta.As causas para estes conflitos na África são muitos, citarei alguns desses motivos sem me estender, pois aos poucos e com mais pesquisa relatarei alguns dos conflitos e seus motivos.
Alguns conflitos são originados por problemas de território, pois as delimitações das fronteiras dos países africanos foram estabelecidas por colonizadores que não levaram em consideração a identidade e tradição tribal, confrontando assim as etnias dentro do continente. A diversidade étnica conflita ainda mais por, ter que dividir o território com o inimigo. Os conflitos são constantes na luta por parte do território. Os conflitos armados também ocorrem por questões política e econômica, como a ocorrida no Congo (ex-Zaire), a guerra civil em Serra Leoa e a guerra na Angola.
Os conflitos atuais da África são, como vimos, motivados pela combinação de causas variadas, embora predomine, neste ou naquele caso, um determinado componente étnico (Ruanda, Mali, Somália, Senegal), religioso (Argélia), ou político (Angola, Uganda). Isto sem contar os litígios territoriais, muito frequentes na África Ocidental. No meio desses conflitos que atormenta a África neste final de século, estão vários povos e nações que buscam sua autonomia e sua autodeterminação face a poderes centrais autoritários, exercidos muitas vezes por uma etnia majoritária.
Nestes dois últimos séculos( XX e XXI) devemos várias descobertas científicas e as duas maiores guerras da historia (1914/18 e 1939/45), além de todas as invenções a maior delas talvez seja os meios informacionais que mudam a história do mundo para o bem e para o mal todos os dias, mesmo com toda essa estrutura a grande maioria da África parece ser esquecida, por isso, ainda continua a ter doenças que se alastram como a SIDA (AIDS) e a fome.
Este pequeno espaço pretende enfatizar questões, discutí-las e ir além dos conflitos africanos, mas principalmente o que esses conflitos têm trazido às pessoas que vivem nestes países e porque esses países são esquecidos por grande parte do planeta.
Para isso, conto com a participação dos que acessarem este blog com opiniões que serão muito valiosas para mim, para como um trem acharmos caminhos para um planeta melhor, pode parecer difícil, mas alguém tem que começar, que sejamos nós.
Para começar há mais um texto abaixo e dois videos muito interessantes, um feito sobre a África e o outro o drama das crianças que acabam se envolvendo nos conflitos.
HUGO VIDZIUNAS 30/08/2008

2 comentários:

Camila. disse...

oii, adorei o seu texto.
a áfrica é mesmo um continente esquecido pelo mundo.
é triste nos sentirmos impotentes perante essas mazelas.
eu realmente gostaria de poder
ajudar a construir um mundo melhor. :/

continue postando !

Anônimo disse...

gostei,descobri o que precisava!!!!